Esta semana o JN. abriu uma edição ressaltando a seguinte frase:-"Os livro mais interessante da biblioteca estão emprestado"
Explica-se:
A frase é do livro "Por um mundo melhor",aprovado pelo MEC para ensino fundamental,com a desculpa que esta linguagem errada deveria ser reconhecida por ser falada por diversos grupos sociais,sendo assim um parametro cultural..
Jamais ouvi tamanha besteira,e onde se pretende igualdade vejo a mais discriminatória prática social..
Se não vejamos:
O objetivo da escola deveria ser estender a todos o acesso de modo que se nivele alunos pela excelencia de seus aprendizados,e não ao contrário,ou será que este aluno que aprender que "nós pega o peixe" esta correto,teria igual chance frente a uma banca examinadora quando prestar alguma prova oral??
E a declaração do ministério da educação que diz que para prova vale o portugues culto,torna ainda mais absurda esta publicação e a adoção deste livro pelo MEC para o ensino fundamental,que no nome traz a gravidade do que se expressa:FUNDAMENTAL..
O aluno que de pequeno aprender que " nós vai",passará a vida a ir desta forma,e chegar a lugar nenhum...
Vemos por exemplo o personagem Smigol,da trilogia O Senhor do aneis" se expressar assim:
"nós pega o peixe.."
"nós ama ele, o precioso...
"nós confia no mestre..
"nós segue o mestre.."
E o motivo pelo que este personagem fala assim não é porque aprendeu a falar assim no ensino fundamental,mas exatamente para acentuar a sua exclusão do mundo,a sua não orientação,a sua solidão..
Será que foi esta a solução encontarda pelo MEC para resolver os absurdos que se encontram nas provas do ENEM?
Desde quando se modifica o parametro para que se obtenha o resultado vitorioso?
Então descobrimos que a educação no país é uma piada,e para que paremos de rir,tornaremos oficial o absurdo e assim segue o seco??
Em uma prova do ENEM deste ano,um aluno ressalta a resposta:
"O bico é um dente que a ave tem..."
É baseado neste tipo de concepção que alguem tem a coragem de produzir,e publicar um livro em que a matéria prima é a ignorancia?
E pior,o ministério da educação aprova para ensino fundamental??
QUE PAÍS É ESTE RENATO RUSSO????
Tinha ouvido a então futura presidente dizer que daria uma atenção especial aos brasileirinhos para que tivessem educação..se era este o plano,por favor,esqueça..deixe como esta que pior pode ficar ...
Não consigo compreender este raciocinio,e vim de uma época em que ainda se ensinava a pensar,e "graças a deus" não estou nos bancos escolares agora..
Reconhecer as diferenças culturais e sociais,aceitar estas diferenças quando expressas inclusive na linguagem cotidiana,é uma coisa,mas ensinar a falar e escrever errado,em desacordo com a lingua mãe é um absurdo.
Me pergunto que loucos temos na direção do ministério da educação,que em um dado momento mudam ortografia,acentuação e etc..com o objetivo de integrar todas as patrias que falam a lingua portuguesa,e em outro momento aprovam para milhões de brasileirinhos uma cartilha que somente em um pais de imenso desmando isto seria possível,ou será que já avisaram aos paises irmãos da lingua protuguesa que não conjugamos mais verbos??
Que será feito da alma de Castro Alves,Drumond,Quintana,Graciliano,Euclides da Cunha,Machado de Assis..eles que tornaram poesia o som da lingua portuguesa..que Srs responsaveis ou irresponsaveis pela educação neste pais,uma lingua não é somente o seu significado mais imediato,ela é o som,a riqueza de suas composições,sua versatilidade e imensa sonoridade..é um passeio pelo divino,que querem negar as futuras gerações,porque é mais fácil aceitar este erro,do que torna-lo acerto..
Porque não se distribuem livros destes autores,porque não se cria o hábito da leitura,que estas disfunções da lingua por si só se corrigiriam..
Não tem vergonha este pais,de pagar aos professores salarios irrisórios,e pretender comprar carros de luxo para vereadores,carros que nem da industria brasileira seriam..
Que pais é este RENATO RUSSO..que barra importação de carros argentinos alegando proteger a industria nacional,mas ao mesmo tempo permite que se não fosse o povo atento,se gastasse uma fabula em carros importados para os vereadores do RJ??
Ou será lá no fundo este o objetivo do ministério da educação?
Manter na ignorancia dos sentidos mais amplos esta população que já esta pensando muito,mesmo que não consiga ainda conjugar o verbo votar com o sujeito eleito??
Que seria de Bernardo Soares se esta prática dantesca se estendesse pelo mundo..
Um expatriado seria?
Um cidadão que não conhece a sua propria lingua perde em parte sua identidade,enquanto o mundo cada vez mais globalizado,este cidadão seria cada vez mais impedido de ver no todo o sentido das pequenas coisas,porque para quem não se acostuma com os verbos conjugados como devem ser,a leitura de textos em lingua culta,como o são todos, se torna enfadonha..e ae sim,entendo o objetivo deste tal ministério da deseducação...
O que vem depois?
Vamos fechar os jornais??
A verdade também será forjada em cartilhas??
E os que falamos a lingua mãe,seremos perseguidos??
Que pais é este RENATO RUSSO????
Como dizia meu amigo robo,do seriado "PERDIDOS NO ESPAÇO":
-"PERIGO,PERIGO,PERIGO...."
'